Amanhã, ex-aluno Jarleo Barbosa lança filme no MIS

cartaz_atras_historiaO ex-aluno do curso de Oficina Crítica, Jarleo Barbosa, lança seu terceiro filme, o curta “Atrás da História (ou no Coração do Filme)”, amanhã (18/06) às 20h, no Museu da Imagem e do Som (MIS) de São Paulo.

O curta conta a curiosa história de um filme (isso mesmo, o protagonista é o filme!) que está à procura de sua própria história e de sua mocinha. Jarleo conta que o fato de o filme em si ser um personagem abre uma via dupla de possibilidades: o filme como aparato e como herói. “Na história ele fica alternando entre um e outro. A busca do filme é a busca de qualquer pessoa na tentativa de se encontrar, mas também é a busca de qualquer diretor quando quer contar uma história.”

Segundo o cineasta, a produção reflete o seu momento enquanto diretor audiovisual. “Após fazer os meus dois últimos filmes, o “Julie, Agosto, Setembro”, e o “Faltam Duas Quadras”, entrei numa crise de me questionar sobre o tipo de filme que eu gostaria de fazer. Acredito que o “Atrás da História” é reflexo desse momento. É um filme de busca, de busca de significado, de sentido”, comenta.

O filme foi selecionado para participar da 11ª Mostra ABD que faz parte da programação do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental da Cidade de Goiás (Fica) e na 8ª Mostra Mosca que acontece em Cambuquira (MG).

Assista ao Trailer de “Atrás da História”:

Produtora e Festivais

Goiano, da cidade de Anápolis, Jarleo mora em São Paulo há pouco mais de dois anos e, junto com outros quatro amigos lançou em 2010 a Panaceia Filmes, localizada em Goiânia. A produtora tem como missão fomentar e promover novas formas de pensar e realizar o audiovisual no estado. Além de seis filmes no currículo, a Panaceia também desenvolve a revista eletrônica de cinema “Janela”.

Apesar de ter pouco mais de três anos, a produtora já possui uma extensa lista de premiações e já passou por diversos festivais, graças ao curta “Julie, Agosto e Setembro”. O curta foi visto em mais de 40 festivais e ganhou 19 prêmios, entre eles o 5º CineMube, em São Paulo, nas categorias de melhor atriz e melhor filme, no IV Cinema da Fronteira, com melhor roteiro e no 7º Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro, em João Pessoa, com prêmios em melhor direção e atriz.

Serviço:

Estreia do curta-metragem “Atrás da História (ou no coração do filme)”
Data: 18 de junho (terça-feira)
Horário: 20h
Local: Museu da imagem e do Som (MIS) – Av. Europa, 158 – Jardim Europa São Paulo.
A exibição é gratuita