Alunos de Direção de Fotografia Avançado gravam curta como projeto final

“Uma mulher, de aproximadamente 45 anos, fuma e analisa um papel, uma multa de trânsito, ao pé da escada de sua casa. A mulher esbraveja, se revolta com a multa. Em frente a ela, um homem, também de 45 anos, está escorado no batente da porta e segura um buquê de flores (…)”.

Essa é a primeira cena do curta-metragem criado pelos alunos da última turma do curso de Direção de Fotografia Avançada. Todo o roteiro do filme foi pensado para que os alunos pudessem vivenciar e explorar diferentes ambientes e tipos de iluminação. Algumas cenas acontecem dentro de casa, outras são externas, com luz natural, além de cenas rodadas a noite.

Além das questões dos ambientes e da iluminação, outro diferencial do filme é que parte dele foi gravado em HD e parte em película. “Além de afetar diretamente a linguagem do filme, o uso das duas tecnologias, faz com que o aluno entenda as diferenças de cada uma, faz parte da dinâmica das aulas do curso trazer a teoria para a prática”, conta Lúcio Kodato, professor e coordenador do curso.

O curso de Direção de Fotografia Avançado dá continuidade ao curso de Direção de Fotografia e, além de aprofundar o olhar para o universo visual do cinema, o aluno tem contato com experientes Diretores de Fotografia atuantes no mercado, podendo assim aprender as técnicas e conceitos mais novos usados no cinema brasileiro e internacional. O curso é dividido em três módulos – Pré-Produção, Captação e Finalização – e conta com diversas aulas práticas dentro e fora da escola, como visitas a sets, estúdios, locadoras de equipamentos e empresas de finalização.

Confira a entrevista com Lúcio Kodato, Diretor de Fotografia e coordenador do curso da AIC e conheça um pouco mais sobre ele e a dinâmica do curso…

 Quem é Lúcio

AIC – Quais veículos já trabalhou como fotógrafo?

L.K.: Grupo Estado: O Estado de S.Paulo, Jornal da Tarde, Jornal de Esportes; Bondinho.

AIC – O que te levou para o mundo do cinema?

L.K.: Convite para ser o “still” do filme “Cordélia Brasil”.

AIC – Cite 3 projetos que participou.

L.K.: Xingu/Terra, Canta Maria, Maré Nossa História de Amor

AIC – Prêmio que se orgulha de ter ganhado?

L.K.: Melhor fotografia no Festival de Brasília com o doc Xingu/Terra

Curso de Direção de Fotografia Avançado

AIC – Para fazer o curso de Direção de Fotografia Avançado o aluno precisa ter uma base de fotografia, certo? Quais conhecimentos ele precisa para ingressar na turma avançada?

L.K.: Sim, o conhecimento teórico e prático da base fotográfica é fundamental para um melhor aproveitamento do Curso Avançado. Ter noções das ótica (lentes), luz (iluminação) e básico de vídeo.

AIC – Muitas das aulas do curso são fora da AIC, em produtoras parceiras. Como é a dinâmica dessas aulas? E quais são os lugares que serão visitados neste semestre?

L.K.: As parceiras no nosso projeto são locadoras de equipamentos, laboratórios cinematográficos e digitais (casas de pós-produções). Algumas das empresas de equipamentos são: Barcelona Filmes (movimentos de câmeras), Locall e Cinecidade. (iluminação e maquinarias), Cinecolor Digital e DOT (laboratórios) e as parcerias com a Sony e Panasonic (câmeras).

AIC – O curso é dividido em três módulos: pré-produção, captação e finalização, como no processo de produção de um filme. Resumidamente, quais são as principais funções do diretor de fotografia em cada uma dessas etapas de um filme?

L.K.: As responsabilidades do Diretor de Fotografia nessas etapas da produção são fundamentais para um bom encaminhamento na adaptação da linguagem escrita (roteiro) em qualquer projeto audiovisual.

AIC – Nos filmes, além do Diretor de Fotografia, quais outros profissionais estão envolvidos diretamente na fotografia do filme?

L.K.: A Direção de Arte é um departamento importantíssimo no processo. O assistente de câmera, operador de câmera, logger, DIT (técnico em imagem digital), eletricistas, maquinistas, editores, coloristas e finalizadores são hoje a equipe de profissionais envolvidos na fotografia.

AIC – Ao terminar o curso, o aluno estará apto para trabalhar em quais tipos de produção?

L.K.: Acredito que ao término do Curso os alunos sentirão confiança em enfrentar os desafios dessa fascinante profissão e que com o acúmulo das experiências adquiridas nas vivencias os levarão à satisfações do ofício.

A próxima turma do curso começa dia 09 de março. Para saber mais, clique aqui.

 

* Fotos de Alessandra Haro: aulas de Direção de Fotografia Avançado