Academia Internacional de Cinema comemora 10 anos

casa aic são paulo

O casarão da AIC, tombado como patrimônio histórico, teve as instalações adaptadas para as necessidades do ensino de cinema, sem perder sua beleza e características arquitetônicas.

E 10 anos se passaram! São 10 anos de Academia Internacional de Cinema(AIC). Dá pra acreditar que já faz tanto tempo? Foram tantos alunos que passaram pela escola na última década e fizeram mais de 2000 filmes, muitos dos quais se destacaram em festivais nacionais e internacionais, e serviram como porta de entrada para esses novos profissionais no mercado audiovisual. Hoje os alunos formados pela AIC estão inseridos num mercado em crescimento e contribuem para uma fase produtiva do cinema brasileiro. “A AIC vem se apropriando das mudanças que acontecem na indústria do cinema no Brasil e no mundo,” diz Steven Richter, presidente da Academia Internacional de Cinema. “A escola se tornou uma referência importante não só em São Paulo, mas em todo o Brasil”, conta.

Além da quantidade de filmes produzidos pelos alunos, grandes diretores e profissionais de cinema brasileiros e de outros países passaram pela escola (confira lista completa aqui), dividindo seu conhecimento entre os eventos, palestras e convidados, entre eles: Lucrécia Martel, Robert Mckee, Sebastián Silva, Adrián Biniez, Eduardo Coutinho, Tata Amaral, João Moreira Salles, e muitos outros cineastas.

Os Eventos Comemorativos

Para comemorar os 10 anos a AIC preparou dois eventos. O primeiro, uma Mostra de Filmes de alunos produzidos pelos alunos nos primeiros anos da escola, será em Curitiba, dia 03 de agosto às 17h, no Museu Oscar Niemeyer – MON. O segundo, acontece no estúdio da AIC, em São Paulo, entre os dias 4 e 7 de agosto, é a terceira edição da Semana de Cinema e Mercado, em evento gratuito e aberto ao público (mediante inscrição prévia), que traz como tema central dos debates a “Produção, Distribuição e Exibição Audiovisual no Brasil – Mudanças da Última Década e Perspectivas”. Confira a programação completa do evento e faça sua inscrição aqui.

Como Tudo Começou

Última edição da Semana de Cinema e Mercado, realizada na AIC em 2013.

Última edição da Semana de Cinema e Mercado, realizada na AIC em 2013.

A Academia Internacional de Cinema abria suas portas em Curitiba, no dia 5 de agosto de 2004, oferecendo cursos livres na área de audiovisual, além de curso de 2 anos de formação em cinema, oficinas especializadas e cursos de férias.

A primeira turma, do curso de formação em cinema, tinha 64 alunos vindos de diversas partes do país. A aula inaugural foi do fotógrafo Carlos Ebert (O Bandido da Luz Vermelha, 1968), e o fotógrafo polonês Grzegorz Kedzierski (Avalon, 2001) passou um semestre ministrando aulas na AIC. Ambos diretores das associações de cinematógrafos em seus países. Os primeiros filmes foram exibidos em salas especializadas em Curitiba, e hoje fazem parte do acervo da escola.

No início de 2006, a AIC transferiu sua sede para o atual endereço no bairro de Higienópolis em São Paulo, e realizou sua primeira Semana de Orientação, evento que acontece anualmente, gratuito e aberto ao público. Em 2010, a AIC fez a primeira edição do Filmworks Film Festival, em que os filmes dos alunos concorrem em diversas categorias, e são avaliados por um júri composto por profissionais do mercado. Em 2012, lançou a Semana de Cinema e Mercado, uma série de palestras abertas ao público gratuitamente, com profissionais ligados ao mercado, como produtores executivos e distribuidores e que neste ano, em sua terceira edição, faz parte das comemorações dos 10 anos da AIC.

Hoje a escola possui uma grade com mais de 30 cursos que cobrem todo o processo de produção audiovisual e recebe mais de 1200 alunos por ano, formando uma comunidade de professores, alunos, colaboradores e empresas parceiras que faz da AIC uma das mais conceituadas escolas de cinema do país.

SERVIÇO:

10 anos de Academia Internacional de Cinema – Eventos comemorativos:

  • Mostra 10 Anos da Academia Internacional de Cinema– Filmes produzidos em 2004-2006
    03 de agosto, às 17h
    Museu Oscar Niemeyer – Auditório Poty Lazarotto – Rua Marechal Hermes, 999, Centro Cívico, Curitiba.
    Entrada Franca  - Classificação Indicativa 16 anos
  • Semana de Cinema e Mercado
    4 a 7 de agosto, a partir das 19h30
    Academia Internacional de Cinema – Rua Dr.Gabriel dos Santos, 142, Higienópolis, São Paulo.
    Todas as palestras gratuitas e abertas ao público, mediante a inscrição prévia no site.