Professores e Ex-alunos na Mostra internacional de Cinema de São Paulo, confira a programação

A 40ª Edição da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, que tem início hoje, dia 20 de outubro, tem a presença de ex-alunos, alunos que acabaram de se formar, ex-alunos que se tornaram professores e até professores no júri, a Academia Internacional de Cinema (AIC).

Davi Mattos, ex-aluno do curso Filmworks, e o diretor Santiago Dellape são roteiristas do filme “A Repartição do Tempo”; tem o ex-aluno Germano Pereira, recém-formado no curso Filmworks, com seu filme “Somos Todos Estrangeiros”. Além deles, o professor Cristiano Burlan, também ex-aluno da AIC, que já esteve presente outras vezes na Mostra, apresenta nesta edição seu filme “No Vazio da Noite“, no qual assina a direção, produção e roteiro. O professor Waldir Xavier está na Mostra com dois filmes: “Redemoinho” de José Luis Villamarim no qual faz a Edição de Som e “Maresia” de Marcos Guttmann, no qual faz Montagem de Imagem e Edição de Som e o professor e crítico de cinema, Sérgio Rizzo, que mediará o debate sobre o filme “Persona”, de Ingmar Bergman, e, além disso, é membro do Comitê de Seleção da Mostra.

Veja onde e quando assistir aos filmes na programação da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo:

 OS FILMES
A REPARTIÇÃO DO TEMPO

Dirigido por Santiago Dellape com roteiro dele e de Davi Mattos, é uma comédia de ficção científica sobre viagens no tempo e burocracia. “O tema da burocracia é especialmente caro pra nós, já que tem muito a ver com Brasília, nossa cidade natal. O filme se passa inteiramente no REPI, o Registro de Patentes e Invenções, repartição fictícia que dá nome ao filme, onde inventores de araque sofrem para registrar suas invenções nas mãos de funcionários improdutivos e de um chefe incompetente que deve o cargo à influência política da mãe. Quando o Dr. Brasil (Tonico Pereira, em participação especial) tenta registrar sua máquina do tempo ninguém o leva a sério, mas isso muda quando Jonas, um dos funcionários (interpretado por Edu Moraes, premiado no Festival de Brasília deste ano) aciona a máquina acidentalmente. Por sorte, o paradoxo temporal criado pela viagem de Jonas ao passado acaba se resolvendo por conta própria, mas o incidente é percebido pelo tirânico Lisboa (Eucir de Souza), que decide usar a máquina para aumentar a produtividade da repartição. Lisboa elabora um plano para duplicar seus funcionários e aprisionar os duplos num bunker nuclear esquecido da época da ditadura militar. Para impedir Lisboa, Jonas conta apenas com a ajuda de seus preguiçosos colegas de trabalho, Carol e Zé (Bianca Muller e André Deca). O elenco também conta com participações especiais de Selma Egrei e Dedé Santana”, conta Davi. O filme “A Repartição do Tempo” é inspirado em filmes dos anos 80 como “Os Trapalhões”, em clássicos como “Os Goonies”, “Conta Comigo”, “De Volta para o Futuro”, o cineasta Santiago presta uma homenagem ao cinema de aventura e fantasia que marcou a década.

Filme: A Repartição do Tempo - Foto: Divulgação

Filme: A Repartição do Tempo – Foto: Divulgação

Esse é o primeiro longa em que Davi participa como co-roteirista e já conquistou prêmios no Festival de Brasília: de Melhor Ator, Montagem e Direção de Arte, e agora, foi selecionado para a Mostra. Davi diz que mandaram o filme para os principais festivais de cinema do país “e ficamos muito contentes com a notícia de que havíamos entrado na Mostra Internacional de São Paulo. É uma oportunidade sensacional de exibir o filme para um grande público e estamos loucos para ver como ele será recebido”. A distribuição ficará por conta da O2 Filmes, que com sua experiência será crucial para o lançamento comercial em 2017.

PROGRAMAÇÃO

Dia 22/10 – 21h20 – Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca 02

Dia 23/10 – 13h30 – Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca 05

Dia 01/11 – 13h30 – Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca 06

 

Filme: Somos Todos Estrangeiros - Foto: Divulgação

Filme: Somos Todos Estrangeiros – Foto: Divulgação

SOMOS TODOS ESTRANGEIROS

É um filme dirigido e escrito por Germano Pereira, e tem como referência “O Estrangeiro”, romance de Albert Camus. Por isso, busca um tratado existencial e sensível do humano. E tem como produtor Rubens Ewald Filho.

PROGRAMAÇÃO

Dia 20/10 – 22h00 – Reserva Cultural 02

Dia 21/10 – 15h50 – Cinearte 02

Dia 25/10 – 17h20 – Cine Caixa Belas Artes – Sala 1 Vila Lobos

 NO VAZIO DA NOITE

O filme de Cristiano Burlan, com roteiro de Cristiano, Henrique Zanoni e Ana Carolina Marinho também professores da AIC conta a história de um personagem que atormentado pelos pensamentos que a insônia lhe provoca, faz uma vertiginosa viagem noite adentro, e vagueia pelas veredas de uma metrópole num caminho sem volta. Ele percorre uma jornada do verbo ao pó no vazio da noite paulistana. Como fugir desse lugar que afaga e abriga, ao mesmo tempo, em que dilacera?

Filme: No Vazio da Noite - Foto: Divulgação

Filme: No Vazio da Noite – Foto: Divulgação

Cristiano fala que o filme é, sobretudo, “um diálogo com a insônia, com uma noite solitária que também habita São Paulo”. Recorrente em seus filmes, a cidade de São Paulo está presente novamente, é quase uma obsessão, conta ele: “cada vez que retorno ao set, percebo que existe uma São Paulo que ainda não capturei”. Filmado em 04 dias, a estreia acontecerá na 40ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, mas em novembro, o filme participará da competição oficial do Festival FILMAR en América Latina, em Genebra – Suíça.

Participar da Mostra para Cristiano Burlan é sempre bom, “cresci acompanhando a Mostra de São Paulo, muitas projeções marcaram o meu olhar de forma indelével. Participar da Mostra é sempre estimulante, muitos filmes incríveis compõem a programação, sem falar do prazer que é exibir o filme em São Paulo”.

PROGRAMAÇÃO

Dia 26/10 – 21h40 – Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca 02

Dia 29/10 – 15h40 – Reserva Cultural 02

Dia 31/10 – 17h45 – Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca 01

É necessário comprar ingresso para as sessões.

 

Filme: Redemoinho - Foto: Divulgação

Filme: Redemoinho – Foto: Divulgação

REDEMOINHO

Filme de José Luis Villamarim, com roteiro de George Moura, e Edição de Som do professor Waldir, conta a história de dois amigos que nasceram em Cataguases, Minas Gerais, e passaram toda a infância juntos. Luzimar nunca saiu da cidade e trabalha em uma fábrica de tecelagem. Gildo foi para São Paulo onde acredita ter se tornado bem-sucedido. Na véspera de Natal, Gildo vai para Cataguases visitar sua mãe e acaba reencontrando Luzimar. Desse encontro, regado a muita bebida, lembranças, remorsos e rancores, duas vidas são reavaliadas. Depois de tudo, quem fez a melhor escolha: aquele que saiu ou aquele que ficou? Existe uma resposta correta?

PROGRAMAÇÃO

Dia 28/10 – 21h50 – Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca 02

Dia 29/10 – 13h30 – Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca 03

Dia 30/10 – 19h00 – Cinemateca – Sala BNDES

Filme: Maresia - Foto: Divulgação

Filme: Maresia – Foto: Divulgação

 MARESIA

Com Montagem de Imagem e Edição de Som do professor Waldir, o filme de Marcos Guttmann, com roteiro de Melanie Dimantas, Marcos Guttmann, Rafael Cardoso traz a história de Gaspar Dias, perito de arte especializado na obra de Emilio Vega, um pintor que morreu há 50 anos. A inesperada visita de Inácio Cabrera em busca de autenticidade para mais um quadro supostamente da autoria de Vega, de quem diz ter sido amigo na juventude, abala as convicções de Gaspar com revelações perturbadoras. Cabrera desmente várias ideias do especialista a respeito do artista, com informações de difícil comprovação. Afinal, quem é o verdadeiro Vega?

PROGRAMAÇÃO

Dia 23/10 – 21h45 – Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca 01

Dia 24/10 – 16h30 – CINESESC

Dia 30/10 – 19h00 – Cinemark Cidade São Paulo

Filme: Persona - Foto: Divulgação

Filme: Persona – Foto: Divulgação

PERSONA

É um filme de um dos diretores mais influentes de todos os tempos, Ingmar Bergman e conta a história de uma atriz chamada Elizabeth que sofre uma crise emocional e emudece. Para se recuperar, parte para uma casa de campo sob os cuidados de uma enfermeira, que a admira e tenta compreender a razão de seu silêncio. Isoladas, as duas mulheres desenvolvem uma relação de forte intensidade emocional. Após a exibição do filme, acontecerá o debate mediado pelo professor Sérgio Rizzo.

 

PROGRAMAÇÃO

Dia 20 de outubro

Filme “Persona” – 19h

Debate “Desvendando Persona” – 20h30

Entrada gratuita

Itaú Cultural – Auditório

Avenida Paulista, 149 – São Paulo – SP

 O FESTIVAL

Tudo começou com Leon Cakoff, que trabalhava no MASP (Museu de Arte de São Paulo) na década de 1970, como programador de cinema, e passou a exibir filmes estrangeiros inéditos com uma audiência significativa. Quando o MASP completou 30 anos de fundação, os filmes foram apresentados no grande auditório do Museu, e ali, se inaugurou também a modalidade do voto público para a escolha de melhor filme.

A Mostra Internacional é um festival cinematográfico que acontece anualmente na cidade de São Paulo. É considerada a maior janela no Brasil para o cinema mundial, muitos cineastas e diretores como Fernando Meirelles e Laís Bodanzky já comentaram sobre sua importância no cenário internacional e nacional.

Leon Cakoff, fundador e organizador do evento faleceu em 2011, mas sua viúva, a produtora Renata de Almeida continua na direção da Mostra.

A Mostra começa hoje, 20 de outubro e vai até o dia 02 de novembro. Para ver toda a programação, acesso o site do evento.