4 filmes de professores na Mostra Internacional de Cinema

Quatro filmes de professores da Academia Internacional de Cinema (AIC) estão na 37ª Mostra Internacional de Cinema, que está acontecendo em São Paulo desde o dia 18 e vai até o dia 31 de outubro.

Ao todo, 350 obras serão exibidas em mais de 20 espaços entre cinemas, espaços culturais e museus da capital paulista. A seleção de filmes deste ano faz um apanhado do que o cinema contemporâneo mundial está produzindo, além das principais tendências, temáticas, narrativas e estéticas produzidas em todo o mundo.

Conheça os filmes de professores da AIC que estão participando da Mostra:

 Avanti Popolo

O filme do professor do FILMWORKSMichael Wahrmann, vencedor de 4 candangos no último Festival de Brasília conta a história de

O cineasta Carlos Reichenbach, em sua última aparição no cinema, atuando em "Avanti Popolo".

O cineasta Carlos Reichenbach, em sua última aparição no cinema, atuando em “Avanti Popolo”.

André, que após separar-se da sua esposa, volta a morar com o pai, que vive uma vida de espera e reclusão, ligado apenas à sua cachorra, Baleia. O reencontro dos dois revela uma relação difícil e distante, em função do desaparecimento do outro filho, 30 anos atrás, na época da ditadura militar. Com a intenção de se aproximar do pai, André descobre uns velhos rolos de Super-8mm, filmados pelo irmão antes de ele desaparecer, e decide projetar um deles. Mas o pai se recusa a reviver o passado.

Confira os dias e horários de exibição do filme aqui. 

Os Amigos

Cena de "Os Amigos", da professora Lina Chamie

Cena de “Os Amigos”, da professora Lina Chamie

O filme da professora Lina Chamie, que também dá aulas no FILMWORKS – o curso técnico de cinema da AIC, conta a história de um dia especial na vida de Théo. Pela manhã, ele vai ao funeral de seu melhor amigo de infância. Durante o dia, as lembranças vêm, levando Théo a olhar a vida de outra maneira. É Majú, uma amiga por quem tem grande afeição, que o ajudará a recuperar as esperanças. Sem a amizade, não existe o amor.

Confira os dias e horários de exibição do filme aqui.

Rio Cigano

O filme da diretora Julia Zakia, conta com a direção de arte da professora Monica Palazzo, que coordena os

Cena do filme Rio Cigano que conta com a direção de arte da professora Monica Palazzo

Cena do filme Rio Cigano que conta com a direção de arte da professora Monica Palazzo

cursos na área de arte da AIC. A história do filme é sobre uma cigana que atravessa mundos para salvar sua grande amiga de infância de uma condessa sanguinária.

Confira os dias e horários de exibição do filme aqui. 

São Silvestre

"São Silvestre", de Lina Chamie, com Fernando ALves Pinto

“São Silvestre”, de Lina Chamie, com Fernando Alves Pinto

Também da professora Lina Chamie, o documentário é sobre a mais famosa corrida de rua do Brasil, realizada anualmente em São Paulo no dia 31 de dezembro, a São Silvestre. O filme constrói de maneira sensorial a experiência de correr uma maratona: respiração, ritmo, concreto, céu, som, memória, sonho – o corpo-a-corpo entre o homem e a cidade.

Confira os dias e horários de exibição do filme aqui. 

*Fotos divulgação dos filmes