½ Kg estreia em Festival na França, depois de passar por mais de 5 países

D. Eliana, a protagonista do filme, de 63 anos, moradora de uma ocupação do movimento sem teto “Frente de Luta por Moradia”, na cidade de São Paulo

D. Eliana, a protagonista do filme, de 63 anos, moradora de uma ocupação do movimento sem teto “Frente de Luta por Moradia”, na cidade de São Paulo

O curta-metragem “½ kg”, da aluna Andréa Mendonça – que cursa o Filmworks, acaba de entrar em mais um festival, desta vez na França. O One Country One Film – Apchat International Film Festival, escolhe apenas um filme por país, e “½ kg” irá representar o Brasil.

O Festival ocorre no pequeno vilarejo de Apchat, no Centro da França, na região de Auvergne, aproximadamente 3h30 de Paris. Durante o festival, que ocorre entre os dia 23 e 26 de julho, o vilarejo se mobiliza e vive para a realização do festival. Ao todo serão 41 diretores participantes, cada um de um país.

“Fiquei muito feliz com o convite do Festival para representar o Brasil na França, pois tenho um carinho muito grande por esse filme. A equipe do filme dedicou meses pesquisando, convivendo diariamente com os moradores de uma ocupação sem teto da cidade de São Paulo. É um filme verdadeiro, com não atores representando suas próprias vidas”, conta Andréa.

O Filme

A3 1-2 KG_finalO curta retrata a história da carroceira D. Eliana, de 63 anos, que mora numa ocupação do movimento sem teto “Frente de Luta por Moradia”, na cidade de São Paulo. Ela sonha em ter um computador, e para isso junta pequenas peças e acessórios que encontra, pois acredita ser a saída para deixar a vida dura que leva. O filme estabelece uma linha tênue entre os gêneros documental e ficção. Alexandre Coelho Calado, que fez a Direção de Fotografia do filme, levou o prêmio de Melhor Fotografia no Filmworks Film Festival do ano passado.

“Muitas pessoas tem uma imagem ruim dos carroceiros, assim como das pessoas que moram em prédios ocupados por movimentos de luta por moradia, já que é essa a imagem que geralmente é criada pela mídia. A minha intenção e da equipe foi tentar quebrar essa imagem, mostrando através da Dona Eliana, que quem mora nesses lugares são pessoas comuns, que trabalham, estudam, tem uma família, objetivos e sonhos, e estão batalhando para realizá-los!  Dona Eliana é um exemplo de vida, nunca desiste de seus sonhos, é uma batalhadora”, conta Andréa.

Festivais

Equipe durante as gravações.

Equipe durante as gravações.

A primeira exibição oficial do “½ kg” foi no Filmworks Film Festival 2014, desde então tem circulado em diversas salas de cinema e festivais nacionais e internacionais, entre eles: Festival Internacional de Cine Contracorriente – Bogotá – Colômbia; Feria Internacional de Cine de Manizales – Manizales – Colômbia; Cine MIS – Museu da Imagem e do Som/ São Paulo; Mostra Elas na Tela – Wift Brasil; Festival Internacional de Cinema de São Tomé e Príncipe – São Tomé FestFilm – Ilha de São Tomé e Ilha de Príncipe – Golfo de Guiné – África; Mostra Livre de Cinema 2014; XI Muestra Internacional de Mujeres en el Cine e la TV – Ciudad de México; 8º Festival de Cinema Curta Cabo Frio; 7º Festival Internacional de Cine Ojo al Sancocho FICVAC – Bogotá – Colômbia; III Festival Cinema de Bar – Rio Claro – São Paulo; Take 1 – Mostra de Cinema e Vídeo de Indaiatuba; Overlook 2014 – 5th Cinema Avvenire Film Festival – Roma – Itália; Semana Paulista de Curtas Metragens – CCSP – São Paulo; e Munich Underground Film Festival 2015 – Munique – Alemanha.

 

Assista ao Trailer do Filme:

trailer curta-metragem 1/2 kg from Andrea Mendonça on Vimeo.

Ficha Técnica:

Direção e Roteiro: Andrea Mendonça - Produção: Rodolfo Azevedo - Direção de Fotografia: Alexandre Calado (ex-aluno da AIC) - Direção de Arte: Juliana Valente e Leonardo Ciaccio (ex-alunos da AIC) - Som Direto:  Isadora Torres (ex-aluna) e Roberto Carvalho (ex-aluno da AIC) - Edição: Andrea Mendonça e Lucas Miranda (ex-aluno da AIC) - Assistente de Direção: Lucas Miranda - Assistente de Produção: Guilherme Zucconi  - Assistente de Fotografia: Maria Eduarda Medeiros (ex-aluna) - Finalização de Imagem: Lucas Miranda - Desenho e Edição de Som: Henrique Bertol - Gravação e Edição de Foley: Adriano Elias - Mixagem: Felipe Debiasio - Operador de Steady Cam: Thiago Eli - Eletricista: Ricardo Bernardo - Platô: Eder Xavier e Ian Okamoto - Designer/arte: Eder Xavier

Elenco:

Eliana Barros Torres – como Dona Eliana
Tatiana Guimarães – ladra
José Emídio Pereira – marido
Raquel Nogueira – porteira
Marcelo Garcia – vendedor
Figurantes: Moradores da Ocupação Hotel Cambridge

*Fotos: Maria Eduarda Medeiros